MyFuture.pt

Estás aqui:

e-learning no Estrangeiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

modest elearningestr

Usar a internet para tirar um curso até pode não ser uma novidade, pois existe uma grande variedade de sites e tutoriais que te ensinam diversas áreas do saber. Mas ter acesso às melhores universidades do mundo à distância de um simples clique é algo revolucionário.

O maior passo para a formação online internacional, aconteceu quando as duas maiores universidades americanas, a Massachussets Institute of Technology (MIT) e Harvard se juntaram na plataforma e-learning, edX.

No edX, o formato de ensino é simples e acessível a todos. As aulas, em forma de vídeo, duram entre 8 a 12 minutos e podem ser interrompidas a qualquer momento para o aluno responder a uma ou duas perguntas sobre o que aprendeu, assim é fácil perceber se está realmente a acompanhar a matéria. As aulas podem ser seguidas em tempo real ou visualizadas posteriormente.

Quanto à avaliação é realizada através de trabalhos escritos ou exames, sendo no final atribuído um certificado de estudo pela Universidade que lecionou a aula, tal como se estivesse a frequentar fisicamente um curso numa instituição internacional.

Para além do edX, existem outras plataformas que agrupam várias Universidades de grande renome mundial, como é o caso da Coursera, que agrega 33 universidades, ou a Udacity, que aposta em cursos de modelo informal, dados por professores que comunicam de forma inovadora.

Como vês, existem várias possibilidades de formação à distância, tanto em universidades portuguesas, como em instituições internacionais. Este modelo de aprendizagem está acessível a todos e a baixo custo. Também tu podes ser o próximo a entrar nesta nova experiência de ensino interativo, em que ditas quando e onde queres aprender, através de uma janela de computador.