MyFuture.pt

Estás aqui:

Vantagens do e-learning

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

modest vantelearning

Nos últimos anos, as Universidades têm investido cada vez mais na formação através da internet e reconhecido o potencial do e-learning para alargar a oferta de ensino ao público.

O e-learning tem ganho adeptos tanto de alunos do Ensino Superior, como de profissionais, que já se encontram no mercado de trabalho e não têm tempo para aprofundar os seus conhecimentos numa instituição de ensino.
O e-learning é um modelo de formação que te traz muitas vantagens não só a nível de acessibilidade, mas também de rapidez, constante atualização e diversidade de conteúdos.

 

» Acessibilidade

Poder aprender em qualquer lugar e em qualquer altura, é o lema do novo modelo de aprendizagem. Hoje em dia, podes aceder a conteúdos da Internet dentro ou fora de casa. Só precisas de duas ferramentas básicas: um computador e internet. Em vez de estares dentro de uma sala, fechado entre quatro paredes, a ouvir um professor, podes assistir a uma aula em qualquer ponto do mundo.

 

»Metodologia

Na formação à distância podes também aprender ao teu ritmo, seguindo o teu próprio método de estudo e, ao contrário do que possas imaginar, não estás sozinho. Existem várias ferramentas que te permitem entrar em contacto com outros alunos, sendo possível partilhar as tuas experiências e melhorar a qualidade de ensino.

 

» Atualização de conteúdos

Quando lês um livro sobre uma determinada disciplina, por vezes as suas teorias já não são aplicadas ou não têm relevância no mundo atual. Com o e-learning esse problema não acontece, pois a informação é constantemente atualizada e não precisas mais de comprar manuais de apoio. Nos sistemas LMS (Learning Management Systems) os responsáveis pelos cursos podem corrigir e introduzir novos elementos em qualquer momento do processo de formação.

 

» Mais Económico

Um dos objetivos mais importantes neste tempo de crise é reduzir as despesas. A distribuição de informação via internet mostrou ser uma medida mais económica, em comparação com a formação presencial numa instituição. No mercado de trabalho, as empresas são beneficiadas com esta plataforma, pois conseguem transmitir conteúdos sobre os seus produtos aos novos colaboradores mais rapidamente, poupando tempo e dinheiro.

 

» Adaptabilidade

O espaço de ensino alargou as suas fronteiras e adaptou-se a vários formatos. Não só podes aceder aos conteúdos de um curso no computador, como também em equipamentos de pequenas dimensões, como os PDAs ou telemóveis com acesso permanente à Internet.