MyFuture.pt

Estás aqui:

e-learning

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

e-learning

O e-learning é um modelo de ensino não presencial, que recorre às plataformas online para distribuir conteúdos.

É portanto uma formação à distância, em que o aluno aprende através de informação colocada na Internet, disponível 24h por dia.

Para perceberes melhor este novo modelo, vamos aprofundar algumas diferenças entre os dois tipos de ensino eletrónico mais comuns: o e-learning síncrono e assíncrono.

A aprendizagem síncrona tem ganho cada vez mais adeptos, porque envolve aulas em tempo real. O professor leciona um curso por telefone, chat ou vídeo-conferência e tem a vantagem de responder às questões dos alunos ou iniciar debates inovadores com toda a turma, que se encontra a assistir. Este modelo é o mais semelhante às aulas presenciais, porque reproduz virtualmente o ambiente universitário, em que as aulas têm horários fixos e exames a realizar durante o curso. É considerada a opção mais apropriada para transmitir conhecimento, pois exige uma participação imediata e maior comprometimento por parte dos estudantes.

Por outro lado, no ensino assíncrono não há uma interação direta entre formadores e alunos, visto que o contacto é feito por e-mail, grupos de discussão ou fóruns. Neste caso, o aluno inscreve-se, participa e termina a sua formação quando quiser. O custo individual por cada curso é mais baixo, quanto maior for o número de alunos inscritos.