MyFuture.pt

Estás aqui:

Doutoramento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O doutoramento é um grau académico que está inserido no 3º ciclo do ensino superior, o qual certifica as tuas capacidades e competências para desenvolveres investigação num determinado campo da ciência.

Desta forma, os cursos de doutoramento destinam-se, sobretudo, a quem tem gosto pela pesquisa e investigação numa área específica.
A componente central do doutoramento é a aquisição de conhecimentos obtidos pela investigação, mas por outro lado, a formação dos doutorados tem de ir dando resposta às necessidades do mercado.
Não está definida a duração do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor nem o número de ECTS correspondente. O mais frequente é que tenha uma duração de 6 a 8 semestres (o que equivale mais ou menos a 4 anos) e 180 a 240 ECTS.

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra:

i. A elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, ou pela compilação de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação, ou, no domínio das artes, por um obra ou conjunto de obras ou realizações, acompanhada de fundamentação escrita;
ii. A eventual realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina curso de doutoramento, sempre que as respetivas normas regulamentares o prevejam;
O grau de doutor é conferido aos que tenham obtido aprovação no acto público de defesa da tese.

 

» Quem se pode candidatar?

i. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
ii. Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos;
iii. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.

Tratando-se de concursos institucionais, organizados por cada instituição de ensino superior, será junto das mesmas que poderá ser obtida informação específica sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos.

 

» Propinas

O valor da propina devida pela inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de doutor é fixado pelos órgãos competentes das instituições de ensino superior.

No ensino superior privado, compete à entidade instituidora do estabelecimento de ensino fixar o montante das propinas e demais encargos devidos pelos estudantes pela frequência dos ciclos de estudos naquele ministrados.

 

» Pesquisar

Tens mais informações sobre o acesso, ingresso, universidades e cursos conducentes ao grau de doutor que estão autorizados a funcionar nos diferentes subsistemas de ensino superior – público e privado/concordatário, pesquisa aqui