MyFuture.pt

Estás aqui:

Mestrado Integrado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O grau de licenciado poderá igualmente ser conferido no âmbito de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre (Mestrado Integrado, com 300 a 360 ECTS). Nestes casos, será conferido o grau de licenciado aos estudantes que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares do curso (Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de março).

» Quem se pode candidatar?

(o acesso e ingresso nos ciclos de estudos de mestrado integrado de uma forma geral é feito à semelhança dos ciclos de licenciatura, mais informação aqui.)

i. No ensino superior público, através do concurso nacional de acesso
ii. No ensino superior privado, através de concursos institucionais organizados por cada instituição.

 

» Propinas

No ensino superior público, o valor da propina dos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado e integrados de mestrado é fixado em função da natureza dos cursos e da sua qualidade, com um valor mínimo correspondente a 1,3 do salário mínimo nacional em vigor e um valor máximo calculado a partir da aplicação do índice de preços no consumidor do Instituto Nacional de Estatística, fixado, para o ano letivo de 2013/2014, em €1065,72.

Nos mesmos termos é fixado o valor das propinas devidas pela inscrição num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, quando a sua conjugação com um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado seja indispensável para o acesso ao exercício de uma atividade profissional.

O valor da propina devida pela inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre nos restantes casos é fixado pelos órgãos competentes das instituições de ensino superior.

No ensino superior privado, compete à entidade instituidora do estabelecimento de ensino fixar o montante das propinas e demais encargos devidos pelos estudantes pela frequência dos ciclos de estudos naquele ministrados.

Mais informações sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos podem ser obtidas aqui