MyFuture.pt

Estás aqui:

Mestrado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

mestrado

Um mestrado é um grau académico dirigido a estudantes que concluíram formação superior e querem aprofundar os seus conhecimentos através da investigação de uma determinada área de estudos.

Os mestrados têm duas vertentes de estudo, nomeadamente um curso de especialização, composto por unidades curriculares de nível teórico e reflexivo, e uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto, ou ainda um estágio profissional sujeito a relatório final.

Na última fase do mestrado, os alunos têm de apresentar a sua tese/projeto/relatório de estágio, que será alvo de avaliação por parte de um grupo de examinadores. Os professores avaliam as suas capacidades de análise e o desenvolvimento do trabalho no campo de estudos escolhido.

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração normal de três a quatro semestres curriculares de trabalho. O grau de mestre é somente atribuído aos alunos que conseguirem obter a aprovação em todas as unidades curriculares no plano de estudo, bem como a avaliação positiva no ato da defesa da tese/projeto/relatório de estágio.

 

» Mestrado no Ensino Universitário:

Se quiseres aprofundar os teus estudos através de investigação e de análise académica, o mestrado numa Universidade é o mais indicado para ti.

 

» Mestrado no Ensino Politécnico:

Se pensas adquirir competências aplicadas ao mercado de trabalho, através de uma especialização de natureza profissional, o mestrado no politécnico é a melhor a opção.

 

» Quem se pode candidatar?

i. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
ii. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente ao mesmo;
iii. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
iv. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.
Tratando-se de concursos institucionais, organizados por cada instituição de ensino superior, será junto das mesmas que poderás obter informação específica sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos.