MyFuture.pt

Estás aqui:

Como se distinguirá o programa Erasmus+ dos programas atuais?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O novo programa é mais ambicioso e de natureza estratégica, ao mesmo tempo que mantém os principais objetivos de melhorar as competências e a empregabilidade, bem como de apoio à modernização dos sistemas da educação, da formação e dos programas para a juventude.

O Erasmus+ irá desenvolver sinergias entre diferentes setores da educação e com o mundo do trabalho. Um programa único terá como resultado uma simplificação das regras de candidatura e dos procedimentos, evitando também a fragmentação ou a duplicação.

O programa apresenta várias características novas:
Um sistema de garantia de empréstimos, para ajudar os estudantes do grau de mestrado a financiar os seus estudos no estrangeiro e a adquirir as competências necessárias para postos de trabalho com uma utilização intensiva de conhecimentos.

Alianças do conhecimento: parcerias em grande escala entre as instituições de ensino superior e as empresas para promover a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e de qualificações.

Alianças de competências de setor: parcerias entre os prestadores de educação e de formação e empresas, a fim de promover a empregabilidade e abordar as lacunas de competências através da criação de novos currículos específicos e de formas inovadoras de ensino profissional.

Este programa integra programas atualmente separados e relacionados com a dimensão internacional do ensino superior, o que significa que será possível a mobilidade no ensino superior entre a UE e os países terceiros, bem como os projetos de reforço da capacidade em conjunto com instituições de ensino superior dos países terceiros.

 

Fonte: europa.eu