MyFuture.pt

Estás aqui:

Estágios

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Erasmus+ dá a possibilidade aos estudantes do ensino superior, independentemente do grau académico, de efetuarem um estágio curricular ou extra-curricular (de 3 a 12 meses), em contexto de trabalho, numa organização de um país participante no programa.

O conteúdo, a duração e a ocorrência do estágio são acordados entre a Instituição de Ensino Superior origem, o estudante e a organização de acolhimento.

Duração?

Os alunos podem ir para o estrangeiro de 2 a 12 meses. O mesmo aluno pode receber bolsas para estudar ou estagiar no estrangeiro até 12 meses no máximo, por ciclo de estudo.

 

Condições?

Os estudantes têm de estar inscritos no Ensino Superior num curso que leve a um grau reconhecido ou outra qualificação de nível superior reconhecida (até e incluindo o nível de doutoramento). Os estudantes Erasmus+ são selecionados pela Instituição de Ensino Superior de uma forma justa e transparente.

 

Aonde?

As organizações que recebem os estagiários podem ser quaisquer organizações públicas ou privadas, ativas no mercado de trabalho.

 

Medidas?

Antes de partir, um estudante Erasmus+ recebe:
- Um contrato que abrange o período de mobilidade assinado entre o aluno e a instituição de ensino superior de origem;
- Um "Learning Agreement" (Contrato de Aprendizagem) sobre o programa específico de estágio, aprovado pelo estudante, a instituição de origem e a empresa;
- Uma "Erasmus+ Student Charter" (Carta de Estudante Erasmus+) que define os direitos e obrigações do aluno em relação ao seu período de experiência de formação/trabalho no exterior.

 

No final do período no estrangeiro:

- Para um estágio que é uma parte integrante do currículo, a instituição de origem deve dar reconhecimento académico completo para o período passado no estrangeiro, através da utilização de créditos ECTS ou um sistema equivalente. O reconhecimento deve basear-se no "Learning Agreement" aprovado por todas as partes antes do início do período de mobilidade;
- No caso particular de um estágio que não faz parte do currículo do estudante, a instituição de origem deve dar reconhecimento, pelo menos, registando este período no "Diploma Supplement" (Suplemento ao Diploma), ou, no caso de recém-licenciados, através de um certificado de estágio.

 

Será prestado apoio financeiro ou taxas cobradas?

Os estudantes podem receber uma Bolsa UE Erasmus+ destinada a cobrir as despesas de viagem e as ajudas de custo relacionadas com o seu período de estágio no estrangeiro. O pagamento de qualquer subvenção nacional ou empréstimo a estudantes deve ser mantida durante o período de estágio no estrangeiro.

 

Como se candidatar?

O estudante interessado deve dirigir-se ao gabinete internacional e/ou gabinete do Erasmus+ da sua Instituição de Ensino Superior. O gabinete irá informá-lo sobre as possibilidades de estagiar no estrangeiro, bem como as modalidades a que se pode candidatar e receber uma bolsa Erasmus + UE.

 

Fonte: ec.europa.eu