MyFuture.pt

Estás aqui:

FAQs Profissional

Qual a importância da formação extra-escolar e da prática de atividades extracurriculares?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Podemos pensar que a formação fora da escola ou as atividades que praticamos (ou não praticamos) não têm qualquer importância para o nosso futuro, além do bem-estar que nos proporcionam e do que aprendemos com elas. Mas, além disso, a prática de desportos, cursos de línguas, música, entre outros, podem ser aspetos importantes a incluir no nosso currículo. É verdade! Quando a experiência profissional é reduzida, temos de apostar noutras coisas para nos diferenciarmos do resto das pessoas, e essas atividades podem ser essa diferença. Além disso, por essas práticas podem-se deduzir características importantes, como capacidade de cumprir regras, trabalhar em equipa, entre outras. Daí a importância destas atividades, que além de te fazerem sentir bem e te ensinarem coisas novas, podem representar um ponto adicional no teu futuro currículo, que te distingue dos outros.

Que formações / atividades posso fazer?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Existem formações em várias áreas para jovens, por exemplo, na área das línguas ou do desporto. Há ainda muitos jovens que estudam um instrumento musical ou dança. Como vês, existem muitas áreas que podes explorar!
Para além disso, podes aderir a programas como os que são organizados por várias universidades e a que se costumam chamar Universidade Junior. Isto permite-te um contacto mais a sério com o ensino superior, e mostra que te interessas pelo futuro e és proativo.

CV Junior?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

É verdade! Achamos que o currículo é uma coisa de “pessoas crescidas” mas a verdade é que o vamos construindo ao longo de toda a vida, mesmo enquanto ainda andamos na escola. Podemos, por exemplo, ser membros da associação de estudantes, e ao incluirmos isso no currículo que vamos construir, mostramos capacidades de organização, entre outras, associadas a este papel.

Que apoios posso ter para frequentar o ensino secundário?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No caso de estares a frequentar o ensino secundário e te inserires no escalão 1 ou 2 da Segurança Social, tens direito a uma bolsa de estudos, fornecida pela Segurança Social. Existem ainda bolsas de estudo a que te podes candidatar noutras instituições, como nas autarquias, por exemplo. No caso de estares nos escalões que referimos atrás, podes ainda concorrer a uma bolsa de mérito, desde que cumpras determinadas condições, nomeadamente em termos de notas. Existem também apoios para a aquisição de livros (podem ajudar-te a comprar ou emprestar-te os que precisas) e de outros materiais escolares. Além disso, também as despesas com as refeições e transportes são comparticipadas para os alunos referidos anteriormente.

O que é o IAS?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

IAS significa Indexante dos Apoios Sociais e é uma referência que determina o valor de pensões e outras prestações sociais. Corresponde a 419,22€.

Quais são as condições de acesso a uma bolsa de mérito?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Para te poderes candidatar a uma bolsa de mérito deves cumprir certas condições. Em primeiro lugar tens de estar inserido no escalão 1 ou 2 da Segurança Social, ou seja, tens de ter escalão A ou B na escola. Além disso, tens de estar matriculado e a frequentar o 10º, 11º ou 12º de escolaridade, ter menos de 18 anos e ter rendimento escolar. Assim, além de teres positivas, tens de, no caso de o último ano que frequentaste ser o 9º, ter uma média igual ou maior a 4, sem arredondamentos. Se o último ano que frequentaste for o 10º ou 11º tens de ter uma média igual ou superior a 14, também sem arredondamentos.

Existem apoios à aquisição de livros / manuais escolares?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Atualmente, é comum que as escolas tenham um banco de livros pelo que os alunos, com escalão A ou B, podem ter os livros necessários, através de empréstimo da própria escola. Quando a escola não tem os livros disponíveis, por exemplo, quando os manuais recomendados mudam, o apoio prestado é monetário.
Além disso, existem algumas campanhas, no início do ano letivo, por exemplo, em que os livros são vendidos com desconto. Podes ainda comprar livros usados, ou encontrar quem possa doar os livros que precisas, como bancos de livros (sem ligação a escolas).

Quem me pode ajudar a decidir o que fazer depois do 9º ano?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Esta decisão é uma decisão muito importante. Assim sendo, deves aconselhar-te com os teus pais e amigos, não perdendo de vista os teus próprios gostos e desejos. Os professores também podem ser uma boa ajuda. Podes ainda recorrer a ajuda profissional e tens técnicos preparados para estas questões, como psicólogos, por exemplo, que podes ter na tua escola, ou noutras instituições, e que prestam orientação vocacional.

Que outros cursos há para o ensino secundário além dos cursos científico-humanísticos?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Além dos cursos científico-humanísticos, existem várias opções para concluíres o ensino secundário, mais orientadas para a prática. Podes seguir um Curso de Aprendizagem, um CEF (Curso de Educação e Formação), um Curso do Ensino Artístico Especializado, ou um Curso Profissional. Todos estes cursos têm uma duração média de 3 anos (correspondentes ao 10º, 11º e 12º ano de escolaridade).

Página 1 de 2