MyFuture.pt

Estás aqui:

Plano de Estudo

Existem áreas diferentes para responder melhor às tuas necessidades. Assim, podes escolher entre Artes Visuais, Audiovisuais, Dança e Música. Dentro das Artes Visuais tens: Design Gráfico, Cerâmica, Equipamento, Ourivesaria, Têxteis, Realização Plástica do Espetáculo; e nos Audiovisuais tens: Cinema e Vídeo, Fotografia, Luz, Multimédia e Som. Em Dança as opções são: Dança Clássica, Moderna e Contemporânea; e em Música: Execução Instrumental, Canto e Canto Gregoriano.

No final do curso tens uma PAA (Prova de Aptidão Artística) em que perante um júri defendes um projeto em que demonstres os saberes e competências técnico-artísticas que adquiriste ao longo do curso e um relatório final com apreciação crítica.

Quanto à formação tens componentes de formação geral que são semelhantes para todos os cursos do ensino artístico especializado e as componentes de formação específica, técnica e técnico-artística e científica variam de acordo com os cursos e com os planos de estudos das escolas que os ministram.

planoartistico1

(a) Carga letiva em minutos, referente ao tempo útil de aula, ficando ao critério de cada escola a distribuição dos tempos pelas diferentes disciplina, dentro dos limites estabelecidos — mínimo por disciplina e total por ano e contemplando ainda os valores mínimos e máximos correspondentes aos planos de estudo, consoante a área artística.

(b) Tens de escolher uma língua estrangeira: se tiveres estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicias obrigatoriamente uma segunda língua agora. No caso de iniciares uma nova língua podes, se a escola tiver essa oferta, dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com a aceitação expressa do acréscimo da carga horária.

(c) Não existe na formação em Dança e Teatro.

(d) Integra uma disciplina bienal, a frequentar nos 11.º e 12.º anos, que escolhes de opções a definir de acordo com a natureza do curso e do projeto educativo da escola, podendo integrar, consoante a sua natureza, a componente de formação científica ou técnico -artística.

(e) Disciplina de frequência facultativa, nos termos do artigo 19.º, com carga fixa de 2 × 45 minutos.

(f) Intervalo no qual se situam os valores da carga letiva consoante o plano de estudos de cada curso.

(g) Pode integrar, consoante a área artística, formação em contexto de trabalho.

 

Nota: Informação retirada do Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 5 de julho de 2012.