MyFuture.pt

Estás aqui:

Curso de Educação Formação

descriçao cef

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para concluíres a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos teus interesses, ou para prosseguires estudos, ou uma formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

Apareceram para ajudar a diminuir o abandono escolar e dar a oportunidade de se adquirir uma formação social e técnica vocacionada para o mercado de trabalho. Devido a estas características os alunos poderão realizar estágios para complementar a sua formação, com a duração máxima de 6 meses. Informa-te com o teu diretor de turma, junto do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) ou num dos IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional).

Cada curso corresponde a uma etapa de educação/formação (desde o Tipo 1 ao Tipo 7) cujo acesso está relacionado com o nível de habilitação escolar e profissional que já alcançaste. No final de cada etapa obterás uma certificação escolar e profissional.

Os CEF podem ser indicados para ti se estás nas seguintes condições:

- idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 23;
- habilitações escolares inferiores aos 6º, 9º ou 12º ano ou se tens o ensino secundário já concluído;
- ausência de qualificação profissional, ou interesse numa qualificação profissional de nível superior à que já tens.

Tens CEF disponíveis em escolas do ensino público, particular e cooperativo; em Centros de Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP); e noutras entidades formadoras acreditadas.

Os CEF são da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e do Ministério da Economia e do Emprego (MEE). Nos estabelecimentos de ensino sob tutela do MEC funcionam cursos integrados nas seguintes áreas de formação:

cef4