MyFuture.pt

Estás aqui:

Curso Profissional

A PAPinha TODA FEITA

apapinhatodafeita

Presente em todos os cursos profissionais, a Prova de Aptidão Profissional (PAP) permite desenvolver-te uma ideia ou conceito ligado ao teu meio profissional. Fica a saber tudo sobre este passo importante no caminho até à qualificação.

Perfil

EProf.cursoprof perfil

Ao alunos dos cursos profissionais são estudantes que pretendem integrar rapidamente o mercado de trabalho e, por isso, querem uma formação já orientada para a prática de uma profissão específica, embora não ponham de parte a hipótese de frequentarem o ensino superior.

Curso Profissional

descriçao profissional

Os cursos profissionais constituem uma das alternativas aos cursos científico-humanísticos de caráter mais tradicional, embora tenham a mesma duração, 3 anos.

Plano de Estudos

Estes cursos têm uma duração de três anos, totalizando 3100 horas, com uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite mais flexibilidade e respeito pelos seus ritmos de aprendizagem. O plano de estudos inclui três componentes de formação: sociocultural; científica e técnica (ou seja, inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho).

planoprof1

(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

(c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.

(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.

(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

 

NOTA: Quadro retirado do site da ANQEP.

 

Diferenças entre o ensino básico e os cursos profissionais

diferença profissional

Exitem algumas diferenças entre o ensino básico e os cursos profissionais. Espreita algumas!

Mitos

Existem mitos associados aos cursos profissionais. Descobre alguns!

Testemunho

Testemunhos de quem estuda, ou estudou, no ensino profissional e recomenda:

Enquadramento Legal


Deixamos-te informação legal sobre os cursos profissionais caso queiras saber mais.