MyFuture.pt

Estás aqui:

A PAPinha TODA FEITA

apapinhatodafeita

Presente em todos os cursos profissionais, a Prova de Aptidão Profissional (PAP) permite desenvolver-te uma ideia ou conceito ligado ao teu meio profissional. Fica a saber tudo sobre este passo importante no caminho até à qualificação.


A PAP chega no último terço do curso. É essa a altura em que vais mostrar o que aprendeste ao longo de todo o curso. A tua demonstração não se vai resumir a enunciados, folhas de exame e canetas. Terás de executar, do início ao fim, um projeto inteiramente teu – do conceito inicial até à defesa perante o júri.
A natureza da PAP vai depender do curso em que estejas inserido. Pode ser um produto material (se fores da área das tecnologias, por exemplo) ou intelectual. Conforme dita a legislação que regula esta prova, a concretização passa pela "intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos".


Ao longo deste último terço, não estarás sozinho. Poderás contar com a ajuda de professores que te orientam na escolha do projeto e decidem se este está em condições de ser submetido à apreciação final do júri. Durante todo este processo, poderás ainda contar com o auxílio de diversos professores das áreas técnicas do curso.


A apresentação final não pode exceder os 60 minutos e pode ser realizada com a ajuda do teu orientador. Da mesma forma, podes fazer a tua PAP em equipa, contando que o contributo de cada um dos membros seja visível.


Na avaliação, o júri leva em conta critérios como a concretização do projeto, a relevância da aprendizagem para a inserção profissional, bem como a qualidade e o interesse da apresentação e do produto (para o setor económico em causa).