MyFuture.pt

Estás aqui:

Aquisição de Materiais

materiais apoios

Atualmente, a maioria das escolas possui bancos de livros, o que significa que os alunos usam os livros a título de empréstimo e devolvem-nos no final do ano escolar, para poderem ser usados por outros colegas no ano a seguir.

Estes bancos podem ainda incluir livros doados à escola por outros alunos que já não necessitem deles, ou livros comprados pela própria escola. Para que os livros possam fazer parte do banco de livros da escola devem estar num estado de conservação adequado à sua reutilização. Por isso, quando usas livros do banco deves manuseá-los cuidadosamente e ter cuidado para não os perderes ou estragares, para que os possas devolver em bom estado no final do ano letivo. Para isso, os livros devem ter todas as páginas, estas não podem ter rasgões ou escritos que impeçam a sua leitura, e a capa deve apresentar as mesmas condições. Caso isto não aconteça, podes perder este apoio no ano letivo seguinte.

Quando o banco de livros não tem capacidade para responder às tuas necessidades, ou quando mudam os manuais escolares, existe uma comparticipação para a aquisição de novos manuais, que no final do ano passarão a ser parte do banco de livros da escola.

No caso de ficares retido no mesmo ano perdes a comparticipação nos custos relacionados com a aquisição dos livros, quando os manuais adotados forem os mesmos do ano anterior. O mesmo acontece se fores transferido, exceto se os manuais não forem os mesmos, caso em que, ou os poderás pedir emprestados, ou novo montante destinado à sua compra será fornecido.

Algumas câmaras também dispõem de bancos de livros não necessariamente restritos aos alunos com escalão A ou B. Procura essa informação junto da tua câmara municipal.

Outra alternativa para quem não tem os escalões referidos é a aquisição de manuais usados, e hoje em dia existem vários sítios onde podes adquirir estes livros, a preços mais baixos, ou até a custo zero. Para isso, podes consultar sites de artigos usados; sites de doação/venda de livros usados ou sites de bancos de livros. Além destas dicas, sabemos que comprar online também pode sair mais barato, uma vez que várias editoras ou lojas fazem descontos especiais para os livros escolares. Está atento/a!

- Outros materiais:

Outros materiais escolares também podem ser comparticipados (até determinado valor) ou cedidos pela escola. Informa-te junto aos serviço da ASE da tua escola!