MyFuture.pt

Estás aqui:

Contingente Geral

Quem se pode candidatar?
Quem tenha terminado o curso do ensino secundário ou equivalente, com aprovação, e tenha realizado as provas de ingresso e  pré-requisitos, quando aplicáveis, exigidos para o curso/instituição em que pretende ingressar.

É necessário, ainda, obter nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada por essa instituição, bem como ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição.
O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases.

Provas de ingresso
As provas de ingresso para acesso a um curso numa determinada instituição de ensino superior são as provas que esta exige para, com base nas classificações obtidas em exame nacional e em combinação com outros factores, selecionar os candidatos.

Classificação mínima
As instituições de ensino superior exigem geralmente uma classificação mínima, quer na média final do secundário, quer nas provas de ingresso requeridas, que diferem consoante cada caso. A escala aplicada é sempre de 0 a 200.

Apresentação da candidatura
Tens duas alternativas: Uma delas é a candidatura online, no site da Direção Geral do Ensino Superior; a outra é a candidatura nos gabinetes de acesso ao ensino superior das instituições (ou serviços de acesso na área de residência).

Vagas
A entrada no ensino superior está sujeito a limitações quantitativas decorrentes do número de vagas fixado anualmente pelas instituições de ensino superior para cada um dos seus cursos. O número de vagas a abrir em cada curso em cada instituição de ensino superior é divulgado anualmente com o guia de candidatura.
As vagas fixadas são colocadas a concurso logo na 1.ª fase do mesmo. Em termos genéricos, nas restantes fases existem as vagas que não foram utilizadas por candidatos colocados e matriculados nas fases anteriores.
Porque as vagas são limitadas, a Direção Geral do Ensino Superior permite que concorras a um máximo de seis combinações instituição/curso, por ordem de preferência.

Colocação
No final do processo de candidatura, depois de afixados os resultados dos exames e provas de ingresso, saberás se foste ou não colocado.

 

 Fonte: Direção Geral do Ensino Superior